segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cultivando Morangos


Direto da terra

Para ter bons resultados no cultivo de uma HORTA alguns cuidados são necessários. É importante obter informações sobre todo o processo, do plantio à colheita, e dos tratos culturais indicados para cada espécie. Mas é fundamental também que se conheça as características da hortaliça a ser cultivada.

A seguir, ficha técnica do MORANGO, lembrando que todas as informações aqui descritas provêm de pesquisas em livros, boletins e revistas de Instituições especializadas, podendo ocorrer pequenas variações de informações devido a vasta (bio)diversidade existente e da prática e preferências de cultivo de cada horticultor.


DELICIOSA  PAIXÃO




       O morango - fruto doce e delicado -  pertence à família das ROSÁCEAS a qual também pertence as rosas e maçãs. Antigamente era cultivado apenas com fins ornamentais. Só a partir do século 18, com os vários melhoramentos genéticos e desenvolvimento de mais de 600 espécies, é que o morango se popularizou no Brasil e no Mundo.

       Na região de São Paulo, a espécie mais cultivada é o "campinas" - desenvolvido pelo Instituto Agronômico. Atibaia, Jundiaí e Campinas são produtores expressivos do Estado.



       Cultivar morango não é tarefa muito difícil. A dica está no solo fofo e com boa drenagem, na adubação e cobertura do solo.

        Há cultivares que podem ser plantados em épocas diferentes, tudo depende do tipo de clima. Morangos preferem temperaturas entre 13 e 26°.

        É possível cultivar morangos também em vasos e jardineiras.
        Compre mudas de boa qualidade e procedência. De um morangueiro surgirão novas mudas.




Morangos soltam estolhos, novos ramos que gerarão mudas que podem ser cortadas e plantadas em outro local ou enterrando o ramo até a base da nova muda.





Origem: Europa
Época de plantio: de março a maio

Forma de plantio: mudas

Espaçamento (entre linha x entre plantas): 30 x 30 cm
Colheita: 90 dias aproximadamente.
Tipo de solo: rico em matéria orgânica
Adubação foliar: semanal
Irrigação: diária
Plantas companheiras: alface, tomate e espinafre.
Observações: proteger o solo do canteiro com mantas geotêxtil ou plástico.
Curiosidade: existem mais de 600 espécies de morango. 
Uso medicinal: é diurético e tônico do sistema nervoso.

LEIA OUTRAS DICAS, CLIQUE AQUI


2 comentários:

  1. Julia!
    Seu blog é ótimo, parabéns!
    visite meu blog, estou te seguindo, gostaria de sua Amizade!
    Adriano.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Sou de Pirassununga - SP e estou a procura de algumas mudas de morango, estou projetando uma pequena estufa para hidroponia na vertical com hotaliças e morango na vertical, mas não encontro mudas de morango, poderia me ajudar?
    André - avasconi@ciamuller.com.br

    ResponderExcluir