quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Plantando cenoura, colhendo saúde.

Direto da terra
Para ter bons resultados no cultivo de uma HORTA alguns cuidados são necessários. É importante obter informações sobre todo o processo, do plantio à colheita, e dos tratos culturais indicados para cada espécie. Mas é fundamental também que se conheça as características da hortaliça a ser cultivada.
A seguir, ficha técnica da CENOURA, lembrando que todas as informações aqui descritas provêm de pesquisas em livros, boletins e revistas de Instituições especializadas, podendo ocorrer pequenas variações de informações devido a vasta (bio)diversidade existente e da prática e preferências de cultivo de cada horticultor.
   
A versátil 
Cenoura

Além de bonita e muito nutritiva, a cenoura tem sua versatilidade na cozinha pois pode ser ingerida crua, utilizada para sucos, saladas, bolos e refogados.
Para o verão, é muito indicada pois contém betacaroteno - um antioxidante que é transformado em vitamina A pelo organismo. Além de auxiliar a manter o bronzeado da pele, é ótima para a visão e mucosas.
A cenoura é uma das fontes mais ricas da natureza em vitamina A.



Possui propriedades cicatrizante, diurética e estimulante para o sistema nervoso e linfático. 
Outra indicação excelente é na prevenção e controle do tártaro, cenouras assim como outros alimentos mastigados crús auxiliam na limpeza dos dentes.
Para crianças pequenas devem ser oferecidas em tirinhas pois auxiliam no exercício da mastigação, fortalecendo a musculatura da face e desenvolvimento ósseo.

Daucus carota


Origem: Ásia

Época de Plantio: o ano todo, observando os cultivares de inverno e verão.

Forma de plantio: em canteiros definitivos. É importante realizar o desbastes após um mês aproximadamente.

Solo e Adubação: prefere solo fofo e profundo (devido ao seu comprimento), com muita matéria orgânica.

Espaçamento (entre linhas e entre plantas): 25 X 10 aproximadamente.

Irrigação: diária, sem encharcar o solo.

Germinação: após 2 semanas aproximadamente.
Colheita: 90 dias.

Dica: cenoura colhida novinha tem sabor adocicado. Se passar da época de colher ou pegar muito sol, fica com a ponta bem verde, amarga e fibrosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário