quinta-feira, 8 de maio de 2014

A BELA BERINJELA


Direto da terra


Para ter bons resultados no cultivo de uma HORTA alguns cuidados são necessários. É importante obter informações sobre todo o processo, do plantio à colheita, e dos tratos culturais indicados para cada espécie. Mas é fundamental também que se conheça as características da hortaliça a ser cultivada.
A seguir, ficha técnica da BERINJELA, lembrando que todas as informações aqui descritas provêm de pesquisas em livros, boletins e revistas de Instituições especializadas, podendo ocorrer pequenas variações de informações devido a vasta (bio)diversidade existente e da prática e preferências de cultivo de cada horticultor.



Berinjela - Solanum melongena L.


Originária da Índia, chegou ao Brasil através dos portugueses apesar de serem os árabes e os japoneses seus maiores consumidores.

A época de plantio é preferencialmente de setembro a fevereiro, quando o clima está mais quente.

Para plantar as sementes pode-se utilizar copos feitos com jornal que poderão ser colocados diretamente nos "berços" quando a muda atingir 10 cm aproximadamente. Esses berços devem estar adubados com esterco ou húmus de minhoca. Existe a opção de comprar as mudas prontas, em bandejas de isopor. 

É importante no plantio manter o espaçamento entre 
100 X 80 cm entre as mudas pois elas vão crescer e requerem espaço para ventilação e absorção dos raios solares.






A irrigação deve ser controlada, sem encharcamentos, com solo bem drenado. Após o primeiro mês, diminuir as regas para 2 a 3 vez por semana.

Pode ser necessário fazer o tutoramento do pé com varas de madeira ou bambu, para que ele não cai com ventos ou chuva. A medida que a planta for crescendo, ir amarrando suavemente o caule principal.

A colheita ocorre em até 90 dias.

A flor da berinjela tem beleza singela, vale a pena observar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário