quarta-feira, 1 de junho de 2016

Plantar batatas, sim.

Direto da terra
Para ter bons resultados no cultivo de uma HORTA alguns cuidados são necessários. É importante obter informações sobre todo o processo, do plantio à colheita, e dos tratos culturais indicados para cada espécie. Mas é fundamental também que se conheça as características da hortaliça a ser cultivada.


A seguir, ficha técnica da BATATA, lembrando que todas as informações aqui descritas provêm de pesquisas em livros, boletins e revistas de Instituições especializadas, podendo ocorrer pequenas variações de informações devido a vasta (bio)diversidade existente e da prática e preferências de cultivo de cada horticultor.

Solanum tuberosum


Popularmente pode ser chamada de raiz, mas batatas são TUBÉRCULOS (caules subterrâneos).
Muito apreciada no mundo todo, está entre os cinco principais alimentos cultivados pelo homem. 
Da família das solanáceas, tem sua origem nas regiões andinas e América do Sul.

Cultivando as próprias batatas


Utilize como semente a própria batata comprada em supermercados ou varejões, dando preferência as batatas que não foram lavadas.


Deixe algumas batatas guardadas em local seco e escuro, isso facilitará a brotação.
Prepare um recipiente com no mínimo 60 cm de profundidade, pode ser vasos, latas, bags ou sacos. Lembre-se que quanto maior o espaço melhor será o desenvolvimento da planta.
Faça uma mistura com 1 parte de terra e 2 duas de composto orgânico - prepare você mesmo - adicione um pouco de calcário e torta de algodão. Acomode 2 ou 3 batatas sementes - de acordo com o tamanho do seu recipiente. Cubra com uma camada fina de terra e coloque por cima palhada seca (cobertura morta).


Batatas tem raízes muito superficiais por isso é importante adicionar mais terra adubada e bem fofa durante seu crescimento. Esse procedimento pode ser feito umas duas vezes, 20 e 60 dias após o plantio.


A planta precisa de sol algumas horas por dia. 
Não tolera encharcamentos, por isso mantenha o solo apenas úmido. 
O ciclo da batata leva aproximadamente 100 dias.
A própria planta indicará a hora da colheita - suas folhas e caule começam a secar.

Pronto! 
Agora é só ir plantar batatas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário