segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A idade das árvores

Quanto tempo vive uma árvore?



Algumas árvores possuem ciclo de vida curto como as calaburas (Muntingia calabura) que vivem aproximadamente 15 anos, outras como as apresentadas a seguir, podem durar milênios. 


Conífera (Fitzroya cupressoides), na região Andina.

Sobrevivendo às tempestades, mudanças climáticas e a devastação (muitas vezes causadas pelo homem) algumas árvores podem alcançar idades extraordinárias.


    Um pinus (Pinus longaeva) da Califórnia, é considerado o ser vivo mais antigo da Terra com mais de 5 mil anos. Sua localização é mantida em segredo pelo Serviço Florestal para evitar atos de vandalismos. 


    Sarv-e Abar-kuh (Cipreste de Abar-Kuh) tem cerca de 4 mil anos. Também conhecido como Cipreste Zoroastriano (Cupressus sempervirens) está localizado no Irã.



A sequoia gigante (Sequoiadendron giganteum) tem mais de 3 mil anos, está localizada no Parque Nacional das Sequoias, em Nevada, Califórnia.


 No Brasil, exemplar de beleza e longevidade, o jequitibá-rosa (Cariniana legalis) - conhecido como "Patriarca" - já estava aqui quando Pedro Alvares Cabral chegou ao nosso país. Com aproximadamente 40 metros de altura, são necessários 11 pessoas para abracá-lo. Vale a pena conhecê-lo.


A trilha para chegar ao Patriarca é bem tranquila, 900 metros apenas.
O parque recebe visitantes diariamente e a cidade tem outras atrações.

Parque Estadual do Vassununga
Rodovia Anhanguera, km 245
Santa Rita do Passa Quatro - SP


São muitos os exemplares de rara beleza e longevidade espalhados pelo mundo. Existem pesquisas diversas sobre o assunto e muitas fotos para apreciar.


Oliveira milenar da Ilha grega de Creta




Castanheiro dos cem cavalos - Monte Etna, Sicília



J?mon Sugi, nomeado Patrimônio Mundial da UNESCO, no Japão.



Baobá - árvore antiga e gigante de Madagascar, África.



E VOCÊ? 
JÁ SABE QUAL É SUA ÁRVORE FAVORITA?
Já olhou para as árvores de sua cidade?
Jà plantou uma árvore?



Nenhum comentário:

Postar um comentário