domingo, 29 de junho de 2014

PH, ACIDEZ e CALCÁRIO

A importância da aplicação de

CALCÁRIO

nos canteiros da horta escolar ou caseira.

A acidez do solo é medida através de seu pH 
(Potencial de Hidrogênio).


O solo pode ser ácido, neutro ou alcalino - variando nessa escala.
Solos ácidos são prejudiciais às plantas mas os alcalinos também.

MAS O QUE ACIDEZ TEM A VER COM A HORTA?

A acidez do solo influencia diretamente no desenvolvimento
 das plantas. 

No Brasil, a maioria dos solos são ácidos e o da sua horta provavelmente também é.

A correção da acidez do solo é feita através da aplicação de calcário - obtido através da moagem de rochas calcárias.
A maioria das plantas se adaptam melhor ao pH neutro.

Muitas vezes, apesar de uma boa adubação, as hortaliças não se desenvolvem bem. Isso ocorre devido a acidez do solo que não favorece a absorção de nutrientes presentes no solo pelas 
raízes das plantas.


Solo balanceado, plantas saudáveis e graúdas.

COMO FAZER A APLICAÇÃO DO CALCÁRIO?

- É comum o uso do calcário dolomítico pois este contém também magnésio e cálcio, importantes para o desenvolvimento da planta, porém há agrônomos que preferem o calcário calcítico.
- A aplicação de calcário pode ser realizada todo ano - não descartando uma análise do solo caso este apresente outras deficiências.
- Para escolas sugiro que seja feita essa aplicação no início do ano letivo.
- Aplique 200 grs aproximadamente por metro quadrado de canteiro. Salpique por cima do solo e incorpore suavemente a 15 cm de profundidade.
- Importante: manter o solo úmido para que ocorra as reações químicas necessárias. Calcário em terra seca não age.
- Após a aplicação do calcário, aguarde no mínimo 15 dias para a aplicação do adubo e plantio.



27 comentários:

  1. Bom dia Julia. Inicialmente parabéns pelo post PH, ACIDEZ e CALCÁRIO. Tenho uma empresa chamada AGROPOLO, sediada no Rio Grande do Sul, que está disponibilizando no mercado um produto inovador em matéria de correção de solos: CALGESSO MIX. Este produto contém uma mistura de calcário dolomítico, calcário calcítico e gesso agrícola - 3 em 1. Com uma formulação específica para jardinagem e hortifruti, estaremos disponibilizando o CALGESSO em sacos de 20 kgs. com entrega para todo o Brasil. O custo do produto ficará R$ 25,00 por saca, mais o frete para a região do comprador. O e-mail para contato é: agropolo1@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu procurei saco de calcario 20 kls aki mas não coneecializam, comprei um de 40 kl, detalhe por R$10,40 apenas, sobrou, mas ainda compensa já que vendem solto por R$1,00 o Kl

    ResponderExcluir
  3. Eu procurei saco de calcario 20 kls aki mas não coneecializam, comprei um de 40 kl, detalhe por R$10,40 apenas, sobrou, mas ainda compensa já que vendem solto por R$1,00 o Kl

    ResponderExcluir
  4. Tenho um pé de tangerina ponkan no meu quintal que eu plantei ha quase dois anos e ele ainda não está produzindo, voltei ao local onde eu comprei,pra questionar a razão dela não está frutificando, a moça de lá me orientou a usar calcário pra fortificar o solo,mas eu estou na dúvida se posso usar, uma vez em que a árvore já está plantada..gostaria de uma orientação antes de fazer o uso.Desde já obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim e se você conseguir o gesso agrícola ajudará mais ainda. Use um copo de requeijão como medida para os dois aplicando em círculo ao redor da planta com uma distância de uns quinze centímetros. Se você conseguir também o estéreo de vaca ou de cavalo, sendo bem curtido, misture uma quantidade de 5 litros de esterco em 5 litros de areia grossa e jogue também ao redor da planta; vai dar um resultado esplêndido. Pode ser também o esterco de galinha, porém este deve ser usado em uma quantidade menor aos outros, metade do de vaca ou cavalo.

      Excluir
  5. Tenho um pé de tangerina ponkan no meu quintal que eu plantei ha quase dois anos e ele ainda não está produzindo, voltei ao local onde eu comprei,pra questionar a razão dela não está frutificando, a moça de lá me orientou a usar calcário pra fortificar o solo,mas eu estou na dúvida se posso usar, uma vez em que a árvore já está plantada..gostaria de uma orientação antes de fazer o uso.Desde já obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você pode usar sim Renata, umedeça o solo, Espalhe um pouco ao redor da planta, umas 150 gramas por m²(1metrox1metro). Revolva o solo.

      Após 15 dias também espalhe material orgânico decomposto.

      Sempre que possível nutra o solo das suas plantas com material orgânico.

      Excluir
  6. posso fazer calda bordalesa com calcario ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo... o calcareo é extremamente grosso, não dissolve de pronto... pra Calda. é cal virgem.

      Excluir
  7. Parabéns pelo post,Júlia. Suas dicas esclareceram as minhas dúvidas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. tenho um pé de mixirica carioquinha, que produz frutas pequenas e ácidas, tem como tornar a produção com menos acides? pfcdf@yahoo.com.br (Paulo )

    ResponderExcluir
  9. eu comprei um saquinho de calcario e salpiquei um pouquinho no vaso da minha orquidea oncibidium para a seu crescimento, mas não sei como devo aplica lo se aplico liquido ou pó sobre o substrato

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, parabéns pelo Post, uma pergunta, como faço pra corrigir o ph do solo onde já tem hortaliças plantadas ? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O ideal seria colher primeiro as hortaliças para depois refazer o canteiro. Caso seja cultura de ciclo longo, espalhe ao redor da planta 100 grs aproximadamente, revolvendo o solo e regando em seguida. Mas tome cuidado para não colocar muito e queimar a planta.

      Excluir
  11. Parabéns Julia pelo detalhamento das informações.

    ResponderExcluir
  12. Posso usar dolomita em lugar de calcário? Pois a dolomita e extraída de rocha calcária, composto de cálcio e magnésio. Teria algum efeito?

    ResponderExcluir
  13. Olá! Por favor, como faço pra comprar CALGESSO MIX??Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Será que posso jogar em verduras
    Já plantada

    ResponderExcluir
  15. Bom dia posso passar cal no jardim mais de uma vez no período de um ano?

    ResponderExcluir
  16. De quantos quilos é o saco do CALGESSO MIX?
    E quanto seria o frete para 36350-000?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Eu não vendo Calgesso. Acho que há algum engano. Este blog é só para compartilhar informações sobre hortas e jardins.

      Excluir
    2. Boa noite. Eu não vendo Calgesso. Acho que há algum engano. Este blog é só para compartilhar informações sobre hortas e jardins.

      Excluir
  17. Ola! Posso por calcário em canteiros já plantados? E qual a proporção por metro quadrado? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Olá. Se for canteiro de hortaliças, o melhor é colher primeiro e preparar o canteiro depois. Se for de plantas perenes, que duram muito, pode espalhar o calcário ao redor da planta sem chegar próximo ao caule - isso pode queimar a planta. O ideal é espalhar 200 a 300 grs de calcário por metro quadrado. Não esqueça de regar logo em seguida.
    E lembre-se: a principal dica para quem quer cultivar é testar e observar.
    um abraço

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma pequena estufa de hortaliça orgânica devo colocar calcário. Meu sistema de irrigação e gotejamento qual hortaliça se dá melhor

    ResponderExcluir