quinta-feira, 7 de maio de 2015

O prazer de cultivar

Cultivando ervas e temperos.

Aprendi com minha avó a tomar chazinho de hortelã. E ela tinha um ritual, ia buscar no quintal a erva da qual colhia apenas três pontinhas para o preparo do chá bem docinho. 
Ela dizia que acalmava...




Atualmente essa ideia de cultivar ervas e temperos vem retomando forças e muitas pessoas estão cultivando essas plantinhas em seus quintais ou mesmo em vasos e jardineiras nas varandas. E para auxiliar nesse movimento, deixo algumas dicas:

- as ervas e temperos precisam de sol; não o dia inteiro (principalmente as que estão em vasos pequenos); mas pelo menos 3 a 4 horas por dia.

- cada planta tem uma necessidade de água, portanto, pesquise para não correr o risco de "matar a planta afogada".

- a terra deve ser bem adubada, de preferência com produtos orgânicos - húmus de minhoca, pó de rocha, torta de mamona...

- para vasos e jardineira o ideal é não plantar muitas mudas. Por exemplo: uma jardineira de 30 cm comporta até quatro mudas de ervas. As mudas precisarão de um vaso com pelo menos 20 cm de terra para se desenvolverem.

- algumas plantas não combinam para serem plantadas juntas. A hortelã, que é rasteira e ramifica bem, não deve dividir vaso com outras ervas. O alecrim gosta de pouca água e não deve ser plantado com manjericão - que gosta de mais água.

- cuidado com ventos fortes, principalmente se as ervas estiverem em vasos.

- algumas plantas são perenes, outras anuais. Não estranhe se sua muda começar a diminuir e morrer, talvez seja o ciclo dela.

- cuidado com a procedência das ervas e certifique-se de estar comprando realmente a espécie desejada.


Cultivar é muito bom, principalmente para que tem crianças em casa. Colher folhas fresquinhas para enfeitar ou aromatizar pratos é um imenso prazer. Comprove.


Não tenha medo de errar e nem perca as esperanças se alguma muda não for pra frente. Plante novamente, insista. Você vai se surpreender, experimente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário