quarta-feira, 11 de abril de 2018

Ciclos naturais


SEMEAR E PLANTAR COM A LUA

A Lua exerce uma força gravitacional sobre a Terra e isso é comprovado cientificamente principalmente no que diz respeito às mares - movimento de subida e descida da água do mar.

Mas há quem acredite em outras influências da Lua sobre nossa vida como na hora de cortar cabelos e até mesmo como diriam nossas avós, na hora de parir.


Outra influência muito marcante é a influência da Lua na agricultura.

Semear e trabalhar com a Lua é considerar as plantas como organismos vivos, e não como objetos inanimados.
Na produção de alimentos, a influência da lua sobre as plantas é conhecida pelos agricultores desde a antiguidade. É milenar o conhecimento que os chineses detêm, por exemplo, sobre o corte do bambu e madeira: a ser realizado entre lua minguante e a nova, quando o teor de seiva e umidade dentro dos troncos é menor.
Usando este conhecimento é possível trabalhar com o ritmo da Natureza e usá-lo em beneficio da plantas.


A lua passa por quatro fases: minguante, nova, crescente e cheia. Cada fase dura sete dias.

Lua crescente
Fase em que a seiva é atraída para cima, para as folhas, favorecendo o crescimento da parte superior da planta.
Período favorável ao plantio de cereais, frutas e flores e colheita de verduras.
Boa época para se fazer enxertos e preparar o solo com compostos e cobertura vegetal (mulch).

Lua cheia
Colher plantas medicinais e frutos — os frutos estão mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos. Plantio desaconselhado.

Lua minguante
Nesta fase a força da seiva diminui, indo para a parte inferior da planta.
Iniciar o plantio de plantas de raízes, como a beterraba, cenoura, cebola, batata… Colher as raízes e vagens pois a planta encontra-se com menos seiva o que facilita a cozedura. Colher o milho, abóbora e outros para armazenamento, porque resiste mais ao ataque do caruncho.
Boa época para podar.
Colher as sementes uns dias antes da Lua Nova.

Lua nova
Nesta fase a seiva atinge o seu pico máximo de retrocesso.As plantas têm baixa resistência às pragas. Plantio desaconselhado.



Do que precede tiramos as regras seguintes:

- entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá “abaixo do solo” (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis)

- entre a lua crescente e a cheia, deve-se plantar tudo o que dá “acima do solo” (folhas, flores e frutos comestíveis).


OUTRA CURIOSIDADE

O calendário biodinâmico


O calendário biodinâmico divide o ano em dias favoráveis e desfavoráveis para os trabalho com a horta e jardim. Estas divisões são definidas pela movimentação da Lua e dos planetas no contexto das constelações do Zodíaco, no seu ciclo de 27 dias.

A relação entre a lua e as constelações determina o que deveremos fazer no campo (e também em casa!).

Existe uma relação entre a posição em que a lua se encontra nas constelações e os órgãos das plantas que se encontram em maior atividade.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento fogo (áries, leão, sagitário) estamos num dia de fruto e por isso é o fruto da planta que está mais potencializado. É por isso que devemos trabalhar as culturas que nos darão o fruto – as courgetes, os tomates, as abóboras,… É também nestes dias que deveremos fazer as podas para que possamos ter frutos vigorosos.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento terra (touro, virgem, capricórnio) estamos num dia raiz e por isso são as raízes que estão mais ativas. Nestes dias devemos semear, transplantar e cuidar de vegetais de raiz ou tubérculos.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento água (cancêr, escorpião, peixes) o dia é chamado de folha e por isso são os vegetais de folha a quem devemos dar particular atenção – couves, alface, salsa,…. Para a colheita deste tipo de vegetais é preferível, no entanto, escolher dias de fogo ou ar para que eles se conservem melhor.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento ar (gêmeos, libra, aquário) deveremos tratar das plantas das quais estamos interessados em obter as flores como por exemplo a couve-flor, os brócolis e as flores em particular.

Há calendários que podem ser consultados online e que nos dizem em que tipo de dia estamos.

Para saber mais sobre o percurso de aprendizagem de Introdução à Agricultura Biodinâmica consulte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário