segunda-feira, 27 de maio de 2013

Água na medida certa

IRRIGAR
é fundamental para o bom desenvolvimento das plantas.


Você já deve ter ouvido alguém dizer que matou alguma planta “afogada” ou então que deixou ela “morrer de sede”. Pois é, a IRRIGAÇÃO é outro cuidado muito importante na manutenção de vasos ou canteiros da horta e do jardim.

Para molhar suas plantas lembre-se que não deve haver nem falta, nem exagero de água. Conhecer as necessidades da planta irá aumentar as chances de acertar a medida.
Na hora de regar procure utilizar regadores que imitem uma chuva fina caindo. Se for utilizar a mangueira, abra pouco e produza um jato bem fininho, regando de longe. Observe se a água está penetrando no solo, sem causar encharcamentos.

“Conheci um caboclo, o "Seo" Didi – com o qual tive oportunidade de trabalhar por uns tempos – e ele dizia que era para MOLHAR as plantas e não apenas BENZER”.


  Benzer é quando passamos o regador por cima das plantas. Regar é quando deixamos a água umedecer bem o solo. Para saber se benzeu ou regou, afunde o dedo no solo e observe até onde a água penetrou - se foi só a camada superficial ou se aprofundou mesmo.


 Em épocas de calor intenso ou baixa umidade do ar regue as plantas da horta duas vezes ao dia. Prefira as primeiras horas do dia e o final da tarde.



Existem também outras formas de irrigar, automatizadas ou não. No mercado há produtos variados que podem ser adaptados para pequenas hortas e jardins. Vale a pena dar uma pesquisada para conhecê-los.





Nenhum comentário:

Postar um comentário