terça-feira, 4 de junho de 2013

Produzindo mudas

SEMENTEIRAS


Para fazer uma sementeira na bandeja de isopor ou plástico utilize um substrato (terra) bem adubado e peneirado. Existem substratos prontos, vendidos em lojas especializadas que são indicados para essa finalidade (substratos para plantio).



UMA DICA: umedeça o substrato duas vezes no dia anterior à preparação da sementeira. Isso facilitará a irrigação posteriormente.

Coloque o substrato na sementeira e nivele com uma régua de madeira. Faça pequenos furos com algum objeto de ponta e coloque as sementes. Cubra levemente com outra camada fina de substrato e irrigue.



OUTRA DICA: utilize um borrifador para proceder à irrigação de sua sementeira. Lembre-se da delicadeza das pequenas sementes e plântulas.

O tempo de germinação e quantidade de sementes por célula (buraquinhos da sementeira) varia de acordo com cada espécie. Pesquise!

É importante manter a sementeira úmida e em local protegido de sol forte, ventos e chuva. Boa luminosidade é muito importante.

Marque a data e nome do que foi semeado para acompanhar o desenvolvimento.



Para hortaliças maiores como tomate, berinjela, quiabo e outros, pode-se semear em copos feitos com jornal ou outras embalagens. Veja essa ideia:





Nenhum comentário:

Postar um comentário